Com essa estabilidade no preço dos imóveis faço uma avaliação de que esse "Bum" imobiliário foi mais prejudicial do que benéfico para a maioria das pessoas. Se uma pessoa antes da disparada dos preços comprava um imóvel por 100 mil ou 500 mil , hoje este mesmo imóvel vale 200 mil ou 1 milhão.
Quem usava a poupança para comprar ou construir um imóvel hoje tem que poupar o dobro, sendo que seu rendimento não acompanhou o preço dos imóveis.
Quem financiou entrou numa divida de 10 20 30 ... anos e financiou o dobro do valor e ainda vai pagar muito mais no final das contas.
Quem tinha vários imóveis alugados dobrou seu patrimônio mas seu rendimento não aumento, até diminuiu em alguns casos e esta tendo mais dificuldade para alugar.
Quem tinha imóvel ou imóveis como patrimônio dobrou seu patrimônio mas isso não foi vantagem já que não vai vender, então ficou mais difícil aumentar o patrimônio devido o valor atual dos imóveis.
Quem não pode financiar, não poupava e pensava em comprar um imóvel o sonho ficou muito mais distante.
Alguns que especularam com a compra de imóveis, assim como ações compraram por 10 venderam por 20 pagaram 30 para recomprar ...
Mesmo alguns trabalhadores do ramo imobiliário e da construção ganharam mas em serviços e comissões mas se não tinham casa própria acabaram pagando o dobro também
Por outro lado os bancos as empreiteiras e alguns poucos investidores e especuladores ganharam.
Em fim, o assalariado, o pobre, a classe média, em fim, a maioria da população só perdeu. Um desastre.