Olá pessoal, feliz ano novo para todos.
Já faz tempo que invisto em títulos do TD, e com o tempo accumulei um bom montante. Sei que a BM&FBOVESPA cobra uma taxa de 0,30% a.a. de todos os investidores. Além disso, minha corretora cobra uma taxa anual de 0,1%.
No extrato mensal que recebo do TD tem duas colunas "Taxa Devida" para as duas taxas, onde eu posso observar como estes valores sobem cada mês.
Agora, quando chega a hora de pagar, o debito na minha conta e muito, mais muito menos que o valor no extrato. Estou pagando menos de 10% do que está no extrato de dezembro.
Sei que para títulos comprados antes do 06 de abril de 2009 as taxas só são cobradas na venda. Na minha carteira +/- 16% dos títulos estão nestá categoria, mas eu acredito que os calculos no extrato já observem esta regra.
Por razões obvias não quero perguntar a corretora. Por outro lado não quero acumular uma dívida junto com a BMF, e um dia desses o bicho vai pegar.
Alguém conhece uma explicação porque minha cobrança é muito menor que o valor do extrato? Alguém já observou a mesma situação na sua carteira?