Ásia
Na Ásia, as bolsas encerraram a sessão da primeira segunda-feira (05) do ano entre ganhos e perdas, ainda refletindo os dados sobre o PMI das maiores economias mundiais. A preocupação quanto ao rumo dos preços do petróleo no ano também influenciou nas perdas do dia.
Europa
No continente europeu, o mercado opera em queda, com preocupações de investidores quanto ao desempenho das economias da região no ano, com destaque para o setor de energia. O euro atingiu a menor cotação dos últimos 9 anos em relação ao dólar-comercial norte-americano. Na Alemanha, no entanto, o dia de expectativas deixa a bolsa DAX perto da estabilidade, à espera de novos estímulos a economia e divulgação do desempenho do setor industrial no país.
EUA
Nos Estados Unidos, a primeira sessão do ano (02) não apresentou grandes variações apesar do resultado do PIB da União Européia no terceiro trimestre atingir as expectativas, e a queda dos pedidos às fábricas norte-americanas ficarem acima do esperado. Sem indicadores econômicos importantes agendados para o dia, os acionistas devem ficar de olho no cenário internacional, com a divulgação de índices na Europa.
Brasil
Por aqui, o principal índice da bolsa registrou forte queda de 3,0% na sessão de sexta-feira, puxadas pelo resultado ruim de índices em Wall Street e pessimismo de investidores quanto a economia nacional. As perdas nos papéis da Petrobras e Vale também influenciaram o desempenho ruim do Ibovespa. Para hoje os acionistas ficam de olho na Europa, e nos índices nacionais, com destaque para a primeira balança comercial e relatório Focus do ano.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (05), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre setembro e dezembro de 2015. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40 e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em fevereiro de 2015. Serão oferecidos até 10 mil contratos com opções para novembro de 2015 e fevereiro de 2016.
O dólar comercial registrou alta de 1,1% na sexta-feira (02) e segue o sentido de valorização do início do ano. Apesar da moeda não apresentar números superiores ao registrado no período de dezembro, a sua cotação ainda é uma das maiores dos últimos 10 anos.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo