@André.PC
CVM e Anbima se unem para analisar ofertas de fundos imobiliários 07/01/2015
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) informam nesta terçafeira que fecharam parceria para otimizar o processo de análise das ofertas públicas de fundos imobiliários.
Em 2008, Anbima e CVM iniciaram um convênio com o objetivo de tornar mais ágil a análise e concretização de operações com valores mobiliários.
No começo, a parceria foi válida para avaliação prévia de ofertas de debêntures , notas promissórias, “followon” de ações, certificados de depósitos de ações e bônus de subscrição.
Em 2012, os certificados de recebíveis imobiliários (CRI) e as letras financeiras foram incluídos no convênio.
Agora, num terceiro aditamento, assinado em dezembro, os fundos imobiliários foram incluídos.
Em comunicado, a CVM diz que o convênio passará a avaliar tanto solicitação de ofertas públicas quanto a constituição de fundos imobiliários (FIIs).
A Anbima fará uma análise prévia dos documentos das operações, que auxiliará a CVM na elaboração de relatório técnico acerca da adequação da oferta e da constituição do fundo imobiliário às normas específicas desses produtos:
as instruções CVM nº 400/03 e 472/08.
Em nota, Denise Pavarina, presidente da Anbima, destacou que, com o ingresso dos fundos imobiliários no convênio,
“espera colaborar para que esse segmento, que cresceu tanto nos últimos anos, possa aproveitar melhor as oportunidades de mercado”.
Desde que o convênio foi estabelecido, a Anbima analisou 141 ofertas públicas.
Notícias