Ásia
No oriente, as bolsas encerraram a sessão desta quarta-feira (14) em queda, com a contínua queda das commodities, devido a desvalorização do petróleo, que atingiu os US 48,0 por barril. A virada das bolsas em Wall Street, fechando em queda, também influenciou nas perdas do dia.
Europa
No continente europeu, as bolsas também operam queda, influenciadas principalmente pelo mesmo fator; a queda da cotação do petróleo. Nem mesmo o resultado positivo da produção industrial na União Européia e os dados sobre a inflação na Itália e França dão fôlego ao mercado. Os acionistas agora aguardam pela divulgação dos índices nos Estados Unidos.
EUA
Em Wall Street, as bolsas operaram voláteis, com ganhos por quase toda sessão, mas virando e fechando o dia em queda, com o preço do petróleo e o resultado abaixo do esperado no orçamento do Tesouro Nacional pesando. Hoje os investidores devem seguir de olho no cenário nacional, uma vez que a agenda econômica do país está cheia, com cinco indicadores econômicos importantes agendados, com destaque para o Livro Bege.
Brasil
Por aqui, os ganhos também foram invertidos ao fim do dia, registrando resultados negativos pelo terceiro dia consecutivo, apesar do discurso confiante do novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Com apenas o setor de comércio em destaque no dia, os acionistas devem ficar de olho nos índices dos Estados Unidos.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta terça-feira (13), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre setembro e dezembro de 2015. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40 e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em fevereiro de 2015. Serão oferecidos até 10 mil contratos com opções para novembro de 2015 e fevereiro de 2016.
O dólar comercial também fechou no vermelho, desvalorizando 1,2% ante ao real, a R$ 2,636. Depois de atingir a segunda maior cotação desde 2005, na segunda-feira (05) da última semana, a moeda vem seguindo a tendência de queda, acumulando no período de 8 dias, perdas de 3,0%.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo