Há dias atras lí um post de alguem interessado em adquirir um monomotor.Se permitem minha opinião.
Hoje eu considero que se não houver necessidade de mais de 2 pessoas e vaigens de mais de 1000km, as aeronaves leves avançadas são as melhores opções, pois além de mais modernas (EFIS, GPS, PARAQUEDAS BALÍSTICO, piloto automático e etc) e seguras, tem manutenção barata e não pagam angaragem (acho que até uma diária) em aeródromo público conforme legislação. Além disso a habilitação é mais simples e mais econômica do que a de Piloto Privado
A categoria LSA (light Sport Aircraft), aqui no brasil denominada ALE, é a que mais cresce no mundo.
Há aeronaves para todos os bolsos e gostos.
Eu indico as seguintes aeronaves
BRAVO 700 - (econômico e boa autonomia) é um tanque de guerra dos ares
Homecompleto com GPS e tudo deve sais na faixa de 165 mil, já fiz um voô em BH, a fábrica fica no aeroposrto menor na cidade que esqueci o nome.
SEAMAX - Na faixa de 250 MIL, para quem curte avião aníbio....dar um rolé em Angra, buzios e etc..
RV-9 - Para quem curte desempenho (high velocity)
Flyer Indústria Aeronáutica" title="Flyer Indústria Aeronáutica" target="_blank">Flyer Indústria Aeronáutica" title="Flyer Indústria Aeronáutica" target="_blank">Flyer Indústria Aeronáutica
RV-7 - Para quem curte acrobacias
Flyer Indústria Aeronáutica" title="Flyer Indústria Aeronáutica" target="_blank">Flyer Indústria Aeronáutica" title="Flyer Indústria Aeronáutica" target="_blank">Flyer Indústria Aeronáutica
RV-10 - Na faixa de 500 mil, quatro lugares, ar condicionado, conheço duas pessoas que já forma para os EUA em um desses, porém precisa ter licença de PP.
CTLSi - NA FAIXA DE 350 MIL. segundo melhor avião para mim, com autonomia de 1.300km, voa a mais de 300km/h já vem de fábrica completo com efis, paraquedas balistico e tudo mais. É considerado o MINI-CIRRUS melhor monomotor do mundo.
JUSTFLYAEROVÍRUS - NA FAIXA DE 350 MIL. melhor avião para mim, é o concorrente direto do CTLS, com a vantagem de ser motor-planador, o que aumenta a segurança e autonomia. A aeronave ganhou prêmio da NASA por ter dado a volta ao mundo com muita economia, possui a versão SW (short wing) que é mais veloz.Menor nível de ruído reconhecido pela NASA.
WWW.PIPSTREL.COMTambém apoio a compra compartilhada, desde que com pessoas de confiança, pois diminui bruscamente o custo de manutenção e angaragem, mais a grande vantagem é que se não for aposentando e tiver bastante grana para pagar, as vezes, os R$ 7,00 reais aqui No RJ de AVGÁS, utiliza-se muito pouco a aeronave para lazer.
espero ter ajudado.
abraço a todos