Ásia
As bolsas na Ásia encerram a primeira sessão da semana entre ganhos e perdas, com algumas bolsas virando após a notícia de que o partido esquerdista Syriza venceu as eleições legislativas na Grécia. Por outro lado, a balança comercial japonesa apresentou resultado superior ao previsto para o último mês de 2014, com déficit menor que o esperado e aumento acima das expectativas nas exportações do país.
Europa
Na Europa o mercado também segue sem rumo definido. Os investidores operam cautelosos, à espera de mudanças na política da Grécia, após a vitória da ala esquerdista nas eleições legislativas. O temor gira em torno de rumores sobre a possível saída do país grego da zona do euro.
EUA
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam a sexta-feira em queda, em dia de realização de lucros após a forte alta do dia anterior, devido ao otimismo em torno da decisão do Banco Central Europeu de estimular a economia da região. Nem mesmo os dados positivos sobre o setor habitacional e o índice antecedente do país deram foram fôlego à bolsa, depois das quatro sessão de alta.
Sem indicadores econômicos agendados para o dia em Wall Street, os investidores devem ficar de olho no cenário internacional, com destaque para as decisões do novo governo da Grécia, após as eleições legislativo.
Brasil
Por aqui, o dia também foi de correções, após forte alta nas sessões anteriores, influenciadas pela decisão do BCE. O outro destaque do dia ficou por conta do discurso do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, sobre o possível racionamento de energia caso a seca na região sudeste continue e os reservatórios cheguem a 10%.
Já para hoje, serão divulgados três importantes índices nacionais, entre eles; o relatório Focus semanal, a Sondagem do Consumidor e a balança comercial brasileira.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (26), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre setembro e dezembro de 2015. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40 e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em fevereiro de 2015. Serão oferecidos até 10 mil contratos com opções para novembro de 2015 e fevereiro de 2016.
O dólar comercial, no entanto, registrou alta nesta sexta-feira (23), valorizando 0,3% ante ao real. Mesmo assim, a moeda acumulou perdas de 2,7% na semana, fechando o período com uma das cotações mais baixas dos últimos dois meses, a R$ 2,584.
Enfoque