7 Entrevista com diretora de programa de água dos EUA comentada em 27/01/2015 09:43 Assuntos Gerais oxe em 26/01/15 21:14 comentada em 27/01/2015 09:43 "Percebi que em São Paulo o termo racionamento é usado para cortes no abastecimento. E isso é uma coisa bastante custosa para a agência responsável, por causa do risco de contaminação da água. O sistema do Estado tem cerca de 40% a 45% de vazamentos, então eu me concentraria em aumentar a eficiência ao invés de racionar.""Em São Paulo, há muitas ações locais para serem exploradas. Se eu estivesse à frente do governo, investiria em um sistema que limpasse a água do rio Tietê e permitisse reutilizá-la."" A primeira medida deveria ser consertar os vazamentos. É uma solução rápida.Outra solução de curto prazo é reduzir a demanda, como multar quem usa mais ou dar incentivos para quem economiza, o que já estão fazendo.Há também a estrutura, já instalada, que separa a água da chuva do esgoto e poderia ajudar em períodos de seca. Eu tentaria captar essa água pluvial para limpá-la e usá-la novamente."Medidas de curto prazo podem ajudar a conter crise da gua em So Paulo - 19/01/2015 - Cotidiano - Folha de S.Paulo