Ásia
As bolsas na Ásia encerraram a sessão desta terça-feira (27) entre ganhos e perdas. No Japão, o mercado fechou em alta, com os investidores analisando como improvável a saída da Grécia da zona do euro, apesar da vitória do partido anti-austeridade. Com isso, os dados positivos sobre a balança comercial, divulgados no sábado, puxaram os ganhos. Por outro lado, na China, novos dados no país apontaram desaceleração do crescimento econômico, preocupando investidores.
Europa
No continente europeu, as bolsas operam em queda. O destaque do dia ficou por conta do PIB da Grã Bretanha, que registrou crescimento de 0,5% no primeiro levantamento do quarto trimestre, mas ficou levemente abaixo do esperado. Com isso, os dados não dão fôlego a bolsa, que segue em queda, à espera de resoluções do governo grego após a vitória do partido de esquerda, Syriza, nas eleições legislativas.
EUA
Nos Estados Unidos, o mercado operou volátil, mas fechou esta segunda-feira (26) perto da estabilidade. Sem indicadores econômicos agendados para o dia, os acionistas mantiveram o foco no cenário internacional, após o resultado das eleições na Grécia apontarem o partido anti-austeridade como vitorioso. Mesmo assim, o bom desempenho dos setores de energia e tecnologia ofuscaram as preocupações na Europa.
Para hoje, foram agendados quatro importantes índices, entre eles; o número de pedidos de bens duráveis, o S&P Case-Shiller, as vendas de casas novas e a confiança do consumidor.
Brasil
Por aqui, o cenário foi de queda, seguindo a tendência do exterior, com preocupações após as eleições legislativas na Grécia. No cenário nacional, o dia também foi de pessimismo, com o relatório Focus, do Banco Central, apontando redução de crescimento do PIB e aumento da inflação na previsão para o final do ano.
Os destaques de hoje são o INCC e o número de pedidos de bens duráveis de janeiro.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (26), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre setembro e dezembro de 2015. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40 e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em fevereiro de 2015. Serão oferecidos até 10 mil contratos com opções para novembro de 2015 e fevereiro de 2016.
O dólar comercial fechou a sessão estável, com números próximos dos registrados na sexta-feira. Com isso, a moeda segue com leves ganhos, após três dias de perdas, operando com uma das menores cotações do mês, a R$ 2,588.
Enfoque