@Bastter, após ficar uns meses estudando e tentando entender as "regras do jogo" pra me sentir a vontade de jogar, veio aquela loucura de P/L, VPA, Cotação - PM e todo o restante de Manadation como você chama.
A questão do Buy&Hold Passivo sem se preocupar com as cotações é legal porque tira a preocupação de ficar tentando calcular patrimônio e rentabilidade o tempo todo (grande alívio), mas ainda não consigo entender por que esse método, quando focado em boas empresas (claro), dará um retorno potencialmente melhor que a renda fixa se eu não consigo calcular nem sou instruído como fazer isso (não fique focado em me responder baseado nessa última frase).
Mas há videos no canal bastter do youtube em que é dito: "é claro que ações rendem mais que renda fixa, caso contrário não haveria lógica de se abrir uma empresa"
Você comumente mostra vídeos com determinada ação de boa empresa que descontados dividendos, JCP, bonificações em ações etc termina com preço médio em ZERO após um prazo de 15 ou 20 anos, ou seja, rendeu bem!
Ai eu te pergunto: como você chegou nesse resultado? Porque os gráficos que você mostra são bons sim! Inclusive pra vender no futuro, o que não é meu caso que quero ser sócio e tirar renda passiva de proventos.
O cerne da questão é o seguinte: eu ainda não vi até agora um vídeo mostrando uma simulação retrospectiva de aportes mensais numa determinada ação durante uns 20 anos, no qual o somatório dos aportes e seus proventos terminem em acúmulo de capital/patrimônio superior ao um investimento em renda fixa.
Bom estar de volta @Bastter.
Pode vim com as voadoras!