Ásia
As bolsas no oriente encerraram a sessão desta quinta-feira (12) com ganhos no mercado de ações. Os destaques negativos do dia foram o desempenho ruim em Wall Street, a queda no preço do petróleo e as preocupações com a Grécia, após a reunião entre o ministro das Finanças do país e os credores da União Européia não indicar acordo entre as partes.
Mesmo assim, o mercado asiático fechou em alta, liderada pela bolsa japonesa, que subiu 1,85%, com a divulgação de importantes índices sobre o setor de máquinas.do país, após permanecer por um dia fechado, devido ao feriado nacional.
Europa
Na Europa o dia é de ganhos, com destaque para as ações da Renault, que registram alta de 8,0%. O principal fator que puxa os ganhos no mercado europeu é o acordo de paz entre a Ucrânia e Rússia, depois de uma semana de intensificação dos conflitos entre separatistas pró-rússia e nacionalistas. O cessar-fogo definitivo entre os países foi confirmando em um comunicado do presidente russo Vladimir Putin para a TV russa, e entrará em vigor nesta sexta-feira.
O otimismo em torno do acerto ofuscou as preocupações com a situação na Grécia, uma vez que a nova proposta de renegociação da dívida da Grécia foi negado pelos credores da União Européia.
EUA
As bolsas nos Estados Unidos fecharam a jornada de quarta-feira perto da estabilidade, enquanto os acionistas norte-americanos operaram cautelosos, esperando as resoluções da reunião entre a Grécia e os líderes da União Européia sobre a renegociação da dívida do país. O único destaque no cenário nacional foi a divulgação do Tesouro do país, que registrou déficit muito superior ao esperado para janeiro.
Nesta quinta o dia é de agenda cheia, com a divulgação de quatro importantes indicadores econômicos, entre eles; o número de pedidos de auxílio-desemprego semanal, as vendas no varejo, o estoque de negócios e de gás natural.
Brasil
Por aqui, o cenário ainda incerto é pouco atrativo para os investidores. No entanto, com a alta do dólar os papéis de empresas que dependem das exportações, como a Vale, impediram uma queda mais acentuada durante a sessão.
Os destaques desta quinta-feira ficam por conta da Sondagem da América Latina, do IAEmp e ICD.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (12), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre setembro e dezembro de 2015. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40, e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em março de 2015. Serão oferecidos até 13 mil contratos com opções para abril e junho de 2016.
O dólar comercial segue batendo recordes da década. A moeda registrou alta de 1,4% na última sessão e atingiu a maior cotação desde 2004, a R$ 2,873. Na semana, o dólar registra acúmulo de 3,5%.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo