Ásia
As bolsas na Ásia encerraram a última sessão desta semana com ganhos, em sua maioria. A alta do dia foi influenciada pelo otimismo de investidores no exterior, devido ao cessar-fogo na Ucrânia, e à espera do acordo da renegociação da dívida na Grécia. Além disso, os ganhos em Wall Street e a leve recuperação dos preços do petróleo na última sessão também foram responsáveis pelo avanço do mercado asiático. No Japão, entretanto, o dia foi de perdas com a valorização do iene.
Europa
Na Europa, o mercado também opera em alta, refletindo o resultado positivo do Flash do PIB das principais economias da região. O destaque ficou por conta do Flash do PIB da União Européia, que registrou números ligeiramente maiores que o esperado, apontando avanço de 0,3% no quarto trimestre. Além disso, os acionistas seguem otimistas, à espera do desenvolvimento do acordo de cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia.
EUA
Nos Estados Unidos, a quinta-feira foi marcada pela alta das bolsas e a forte queda do dólar. No cenário nacional, os índices registraram resultados abaixo das expectativas. Mesmo assim, a valorização das cotações do petróleo e o cessar-fogo na Ucrânia deram fôlego ao mercado norte-americano.
Para esta sexta-feira serão divulgados dois importantes indicadores econômicos; Os preços de importados e exportado, e a confiança do consumidor no país.
Brasil
Por aqui, o Ibovespa seguiu a tendência do exterior, com os investidores satisfeito com o resultado do IBC-Br, que mostrou um recuo menor do esperado para a economia brasileira em 2014. Além disso, a alta do dólar e a recuperação do preço do petróleo puxaram os ganhos de empresas como a Petrobras e a Vale.
O único destaque do dia para esta sexta-feira fica por conta do IGP-10. Com isso, os acionistas brasileiros devem manter o olho no exterior, principalmente no preço do petróleo e no mercado norte-americano.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta sexta-feira (13), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre setembro e dezembro de 2015. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40, e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em março de 2015. Serão oferecidos até 13 mil contratos com opções para abril e junho de 2016.
O dólar comercial operou na contra-mão dos mercados mundiais, e fechou a jornada de quinta-feira com a maior baixa desde novembro, recuando 0,7%. Mesmo assim, a cotação registrada ao fim do dia ainda é uma das maiores da última década.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo