Boa tarde,
Sou iniciante no aluguel de ações e gostaria de tirar algumas dúvidas básicas com o pessoal aqui c/ mais experiência.
Possuo uma carteira bastante diversificada com +ou- 20 ações.
Opero com uma corretora tradicional, que eu já conhecia antes de descobrir aqui o site, mas que não faz parte das parceiras do Bastter Blue.
Minhas corretora só trabalha da seguinte forma:
- Aluguel reversível para Doador e Tomador
- Taxas a valores de mercado
Enfim, como só havia essa opção e eu tb tenho foco em B&H, aceitei os termos e resolvi experimentar essa experiência com os aluguéis.
Já fazem 40 dias que eu fiz isso e nesse período das 20 ações eu consegui alugar somente 3 ações (1 de cada vez e por um período curto de tempo).
Achei um pouco estranho, pois, como aceitei as taxas de mercado (sabendo que iria receber valores menores), acreditava que iria conseguir alugar boa parte da carteira, mas não foi isso que aconteceu.
Confesso que, apesar do tempo curto, fiquei um pouco decepcionado em alugar um número tão pequeno e ainda receber uma mixaria.
Liguei na corretora p/ confirmar se realmente eram todas que estavam disponíveis p/ alugar e eles me disseram que sim.
A atendente me explicou que é assim mesmo que funciona e que possivelmente por conta do mercado em baixa isso costuma reduzir o interesse dos tomadores por tomar aluguel.
Perguntei p/ ela se não tinha como eu colocar que a ação não era reversível ao Doador (Eu) se isso poderia aumentar a atratividade, pois, eu não tinha pressa em me desfazer de nenhuma ação no momento. Ela disse q eles só trabalham dessa forma (reversível ao tomador e ao doador) e me disse q isso tb não faria diferença, pois a taxa praticada (sendo reversível ao doador ou não) seria a mesma.
Tenho 2 perguntas:
1) Quando disponibilizamos uma carteira grande a valor de mercado, é normal mesmo alugar tão pouco assim?
2) Se eu trabalhasse com uma outra corretora em que eu pudesse colocar a opção NÃO REVERSÍVEL AO DOADOR será que isso aumentaria a atratividade dos meus alugueis e colocando tb a valor de mercado eu conseguiria alugar um número maior de ações?
Digo isso pq gosto bastante da minha corretora, já estou acostumado, o serviço é muito bom. Porém, se essa outra forma for me proporcionar melhores resultados, então, infelizmente terei que mudar.