Ásia
As bolsas no oriente encerraram a sessão desta quinta-feira (19) em alta, relfetindo o resultado positivo na balança comercial do Japão, que apresentou forte crescimento nas exportações do país. Na China as bolsas permaneceram fechadas nesta sessão, devido ao feriado nacional dedicado ao ano novo chinês, que continuará na sexta-feira.
Ainda hoje será publicado o resultado do PMI do setor manufatureiro no Japão.
Europa
No continente europeu, o cenário é de perdas. Os principais fatores que puxam a queda das bolsas são: o resultado ruim no índice de preços ao consumidor (CPI) da França e a cautela de acionistas, que aguardam pelos índices agendados para a próxima seção. Além disso, a queda na cotação do petróleo também influencia nas baixas do mercado europeu.
EUA
Nos Estados Unidos, a última sessão também fechou no vermelho, amenizada ao fim da sessão devido a ata do FOMC, que sinalizou a permanência dos juros baixos no país. Porém, o resultado ruim dos índices locais, com destaque para as casas iniciadas e a produção industrial do país, ambos com números abaixo das expectativas, não deram fôlego as bolsas norte-americanas, que encerraram a quarta-feira (18) com leves perdas.
Para hoje, a agenda segue cheia, com quatro importantes indicadores econômicos agendados, entre eles; os estoques de petróleo e gás natural do país, o Índice do Fed da Filadélfia, e o número de pedidos de auxílio-desemprego na semana.
Brasil
Por aqui, depois de dois dias com os mercados fechados por conta do Carnaval, o pregão começou somente às 13 horas. Sem indicadores de destaque no cenário interno, as ações ajustaram-se aos resultados dos dias anteriores, fechando esta quarta-feira com alta de 1,25%.
Já para esta quinta-feira, os destaques do cenário nacional ficam por conta dos índices locais, entre eles o IPC-S e o IGP-M, além do relatório Focus, do Banco Central.
Câmbio
O dólar comercial segue em ascensão, valorizando 0,25% na última sessão. Com isso, a moeda fechou com a segunda maior cotação dos últimos 11 anos, a R$ 2,843. Em fevereiro, o dólar já acumulou ganhos de 8,8%.
Para esta segunda sessão após o carnaval, não foram agendados swaps cambiais.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo