Ásia
As bolsas na Ásia encerraram a sessão desta segunda-feira (23) em alta, influenciada, principalmente, pelo acordo realizado entre a Grécia e os credores da União Européia e o desempenho positivo de Wall Street na sexta-feira. Na China, o mercado continuou fechado, pela terceira sessão consecutiva, ainda comemorando o ano novo chinês.
Além disso, o discurso do Banco Central do Japão neste domingo ajudou a alavancar os ganhos no país, que atingiram a pontuação recorde dos últimos 15 anos.
Europa
No continente europeu o cenário também é positivo, refletindo o acordo na renegociação da dívida na Grécia. Depois de duas semanas difíceis, com rumores de um possível desentendimento entre o ministro das Finanças da Grécia e Alemanha, as partes finalmente atingiram um consenso, que determinou um resgate ao país em crise. Os investidores agora esperam pela divulgação das mudanças que serão feitas na Grécia, em troca do resgate financeiro.
EUA
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam a sexta-feira com fortes ganhos, com destaque para o Dow Jones, que registrou pontuação recorde acima dos 18 mil. O principal fator que puxou a alta na região, foi o acordo finalmente acertado entre a Grécia e seus credores na União Européia.
Para hoje, os acionistas devem ficar de olho no setor habitacional norte-americano e no preço do petróleo, que vem registrando fortes variações nas últimas semanas.
Brasil
Por aqui, o principal índice da bolsa brasileira voltou a fechar sem grandes variações na sessão de sexta-feira. A queda na cotação do petróleo e os resultados ruins dos índices nacionais ofuscaram o otimismo no exterior devido ao fechamento de um acordo na Grécia.
Nesta segunda-feira serão divulgados três importantes indicadores econômicos, entre eles; A prévia da Sondagem da Industria, o relatório Focus e o IPC-S semanal.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta sexta-feira (20), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre setembro e dezembro de 2015. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40, e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em março de 2015. Serão oferecidos até 13 mil contratos com opções para abril e junho de 2016.
O dólar comercial, voltou a avançar na última sessão, valorizando 0,3% a R$ 2,875, maior cotação dos últimos 11 anos. Em fevereiro a moeda já registra ganhos acumulados de 7,0%, o maior acúmulo desde setembro.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo