Ásia
O mercado oriental encerrou a jornada desta terça-feira (24) em alta, refletindo o otimismo de investidores em torno do acordo entre a Grécia e seus credores na União Européia. Em Hong Kong, no entanto, a bolsa fechou no vermelho, seguindo o desempenho de Wall Street, depois da divulgação de dados ruins na maior economia mundial.
Europa
No continente europeu, as bolsas seguem sem rumo definido, entre expectativas sobre o plano de reforma da Grécia em troca da extensão de empréstimos ao país endividado, e o pessimismo norte-americano, depois dos indicadores econômicos do país apresentarem problemas no setor habitacional, além da queda no índice do Fed de Dallas.
Na Alemanha, a bolsa também registra poucas variações, apesar da divulgação do PIB do país. Mesmo apontando crescimento da economia em 0,7%, o índice ficou dentro das expectativas, animando menos os investidores.
EUA
Nos Estados Unidos, o cenário da última sessão foi de leve queda. O dia foi marcado pelo desempenho ruim dos índices nacionais, com o índice do Federal Reserve de Dallas e as vendas de casas existentes no país registrando números abaixo das expectativas. A pouca variação é resultado da cautela de acionistas, que aguardam pela avaliação dos credores da União Européia sobre o plano de reformas da Grécia, além das expectativas em torno do discurso de Janet Yellen, presidente do Federal Reserve.
Para esta terça-feira, os destaques do dia no país serão: o S&P Case-Shiller, o índice de confiança do consumidor norte-americano e o discurso de Janet Yellen.
Brasil
Por aqui, o Ibovespa teve novo dia de pouca variação, balanceando entre a alta nos papéis das educacionais e dos bancos, e as perdas da Petrobras e Vale. No cenário nacional, os índices em destaque ficaram por conta do relatório Focus, do Banco Central, e do IPC-S semanal. Já no exterior, a confirmação do acordo entre a Grécia e a União Européia, e os índices ruins nos Estados Unidos agitaram o mercado global.
Hoje, serão divulgados cinco importantes índices nacionais, entre eles; o IPC-S semana das capitais, o IPCA-15, o INCC-M, a Sondagem do Consumidor e o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta terça-feira (24), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre setembro e dezembro de 2015. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40, e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em março de 2015. Serão oferecidos até 13 mil contratos com opções para abril e junho de 2016.
O dólar comercial seguiu a mesma tendência, variando pouco em relação à sexta-feira. Mesmo assim,a moeda atingiu sua nova máxima desde 2004, a R$ 2,88.
Índices do dia
PIB – Alemanha - 2h00
CPI (Inflação) – União Européia – 8H00
S&P Case-Shiller HPI – EUA – 11h00
Confiança do Consumidor – EUA - 12h00
Discurso de Janet Yellen – EUA – 12h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo