Ásia
As bolsas no oriente encerraram a primeira sessão de março em alta, influenciadas pela ação do Banco Popular da China, que surpreendeu os acionistas ao anunciar corte nas taxas de juros do país. Com isso, a queda de Wall Street e os dados que indicam desaceleração das duas maiores economias mundiais ficaram em segundo plano.
Europa
No continente europeu, o cenário também é de ganhos. As bolsas são puxadas pelo resultado positivo no mercado de trabalho da União Européia e a decisão de corte nas taxas de juros da China. No dia de agenda cheia do velho continente, também foram divulgados outros cinco importantes índices, que registraram resultados mistos.
EUA
Nos Estados Unidos, a última sexta-feira foi marcada pela divulgação do PIB norte-americano, que revisou para baixo os primeiros números sobre o quarto trimestre. Os números foram de alta de 2,6% para 2,2%, indicando desaceleração da maior economia mundial. Somado a isso, outros índices apresentaram resultados ruins na economia norte-americana, puxando as perdas em Wall Street.
Brasil
Por aqui, o Ibovespa também teve leve recuo na sexta, acumulando perdas de 0,6% nas ultimas três sessões. Sem indicadores econômicos nacionais, o principal índice da bolsa foi influenciado pela revisão dos números do PIB norte-americano.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (02), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre fevereiro de 2015 e dezembro de 2016. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40, e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em março de 2015. Serão oferecidos até 7,4 mil contratos com opções para abril e junho de 2016.
O dólar comercial operou instável durante a última sessão de fevereiro, variando mais 1,5% durante todo o período. A moeda chegou a subir 0,7% e atingir a máxima de R$ 2,9, mas despencou ao fim da sessão, recuando 0,8% e fechando a R$ 2,856. Mesmo assim, os números ficaram próximos da cotação recorde dos últimos 11 anos.
Índices do dia
PMI Manufacturing - França – Divulgado
PMI Manufacturing - Alemanha – Divulgado
PMI Manufacturing - Grã Bretanha - Divulgado
PMI Manufacturing - União Européia – Divulgado
HICP – União Européia – Divulgado
Taxa de Desemprego – União Européia - Divulgado
Taxa de Desemprego – Itália – Divulgado
Renda Pessoal e Gastos – EUA – 10h30
PMI Manufacturing - EUA – 11h45
ISM Manufacturing – EUA – 12h00
Gastos com Construção – EUA – 12h00
Sondagem de Serviços – Brasil – 09h00
Relatório Focus – Brasil – 09h00
IPC-S – Brasil – 09h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo