Ásia
As bolsas na Ásia encerraram a sessão desta terça-feira (03) em queda, refletindo a decisão do Reserve Bank da Austrália (RBA) de adiar os estímulos prometidos à economia do país. Com isso, os ganhos em Wall Street e a decisão do Banco Popular da China de cortar as taxas de juros do país na última sessão, ficaram em segundo plano.
Europa
No continente europeu, o cenário é de alta, influenciado pelos ganhos corporativos e o resultado muito além do esperado no setor de varejo da principal economia da região. Por outro lado, o mal-humor de acionistas na Ásia e a forte queda no PPI da União Européia seguram os ganhos do mercado
EUA
Nos Estados Unidos, a última sessão foi marcada pela volatilidade das bolsas norte-americanas, que oscilaram durante toda a jornada, mas fecharam o dia com pontuação recorde, enquanto a Nasdaq voltou aos 5 mil pontos, após 15 anos. Os destaques do dia ficaram por conta do corte na taxa de juros da China e nos índices locais.
Brasil
Por aqui, o dia foi de perdas significativas por conta do fraco desempenho das ações da Petrobras e da Vale. O mercado ficou preocupado com as perspectivas negativas para a economia brasileira e também com o fraco desempenho da balança comercial.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta terça-feira (03), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre fevereiro de 2015 e dezembro de 2016. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40, e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em março de 2015. Serão oferecidos até 7,4 mil contratos com opções para abril e junho de 2016.
O dólar comercial voltou a subir nesta segunda-feira, seguindo a tendência registrada desde setembro de 2014, valorizando 1,2% ante ao real nesta sessão. A moeda zerou as perdas de sexta-feira e atingiu a cotação recorde de 2,891.
Índices do dia
Vendas no Varejo – Alemanha – Divulgado
PPI – União Européia – Divulgado
PIB – Canadá – 10h30
PIB – Austrália – 21h30
PMI Composto – Japão – 22h35
PMI Composto –China – 22h45
IPC-S Capitais – Brasil – 8h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo