Ásia
O mercado oriental fechou a jornada desta quarta-feira (04) com resultados mistos. Por um lado, a alta no preço do petróleo e a decisão do Reserve Bank da Índia de cortar as taxas de juros no país, puxaram os ganhos de algumas bolsas na região. Por outro lado, a valorização do iene no Japão e as preocupações com os índices na Austrália e China, que sinalizam desaceleração das duas economias, deixaram investidores pessimistas.
Europa
No continente europeu, o dia é de perdas no mercado de ações. A cautela dos acionistas é justificada pelas expectativas duvidosas em torno do Livro Bege nos Estados Unidos e o anúncio do Banco Central Europeu, marcado para esta quinta. Além disso, o resultado misto do PMI Composto das principais economias da região ajudaram a ofuscar o forte crescimento das vendas no varejo da União Européia.
EUA
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em queda na sessão de terça-feira. Sem indicadores econômicos importantes por lá, o dia foi marcado pela divulgação das vendas no setor automobilístico e a cautela de investidores, à espera do Livro Bege e de dados sobre o mercado de trabalho no setor privado do país.
Brasil
Por aqui, o Ibovespa seguiu rumo contrário, disparando após a notícia de que a Petrobras irá vender parte de seus ativos, além da confirmação da contratação de uma auditoria internacional para os balanços de 2015 e 2016.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (04), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre fevereiro de 2015 e dezembro de 2016. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40, e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em março de 2015. Serão oferecidos até 7,4 mil contratos com opções para abril e junho de 2016.
O dólar comercial voltou a subir na última sessão, valorizando 0,97% e fechando acima da casa dos R$ 2,9 pela primeira vez desde 2004. A tendência de alta na moeda norte-americana se iniciou em setembro de 2014, e desde então já acumulou ganhos de 30,4%.
Índices do dia
Produção Industrial – Brasil – 9h00
Decisão do Copom - Brasil – 21h00
ISM Services – EUA – 12h00
Vagas de Trabalho no Setor Privado – EUA – 10h15
Estoque de Petróleo – EUA – 12h30
Livro Bege – EUA – 16h00
PMI Composto – Japão – Divulgado
PMI Composto –China – Divulgado
PMI Composto – França – Divulgado
PMI Composto – Alemanha – Divulgado
PMI Composto – União Européia – Divulgado
Vendas no Varejo – União Européia – Divulgado
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo