@ Pessoal !!
Eu tenho um homônimo que, qual um cometa, com orbita desconhecida, me assombra de tempos em tempos. Como sempre, em geral, o nosso homônimo é sempre uma pessoa enrolada, negativado, com execução fiscal etc.
A última aparição fazem uns cinco anos, de modo que pode estar se aproximando uma nova aparição.
Vou contar a última aparição. Eu precisava de uma negativa forense e ao solicitá-la no fórum, apareceu uma inscrição de dívida ativa do município contra alguém de nome igual ao meu.Mas não tinha CPF do dito proprietário.
Localizado o processo na vara, verifiquei que o endereço do imóvel é do outro lado da cidade, numa rua que, há muitos anos morava um primo distante.
Eu guardei um antigo guia telefônico, meu google map, em que os assinantes estão listados por endereços. Basta adicionar um 3 nos números do guia e temos o telefone atual do proprietário, salvo se mudou no período.
Iniciei minha busca, ligando para os vizinhos do dito. Um não conhecia, outro já ouviu falar dele mas não sabe onde se encontra. Até que encontrei uma senhora que, por ter me identificado como parente distante do seu antigo vizinho, meu primo, que ela conhecera, se dispôs a falar do dito cujo.
Ela me falou que ele era separado da mulher, mas que ela ainda morava no imóvel que era dele. Conclui que era um jogo de empurra. Ele não paga o Iptu da casa porque não mora lá e a mulher não paga porque a casa não é dela. E sobra para mim.
Entrei no processo e informei o correto CPF do dito, obtido na matricula no Registro de Imóveis, e meu nome foi baixado nos registros forenses.
Ao examinar o processo descobri o numero cadastral daquele imóvel na prefeitura. Pela internet posso saber se o Iptu está em dia ou não. A última vez estava parcelado e com pagamentos em dia.
Costumo dizer para amigos que talvez vou passar a pagar o Iptu dele porque me sai mais em conta do que responder uma execução fiscal, caso não tenham registrado o CPF dele, conforme informei na contestação.
Estou apreensivo. Já faz muito tempo que não sou incomodado por este homônimo cometa.