Venho tentando não ultrapassar no TSDB os 20% por setor , mas está acontecendo o seguinte nos 7 setores que estou posicionado:
Situação 1 : Em determinado setor, só tenho 1 posição, pois só uma empresa desse setor atende meus critérios.
Situação 2: Em outro setor tenho 6 posições que atendem meus critérios e existem pelo menos mais 4 empresas desse setor que atendem meus critérios, mas que não me posiciono para não ultrapassar os 20% do setor.
Dessa forma, para equilibrar o posicionamentos nos setores, na situação 1, estou muito exposto à apenas uma empresa e na situação 2, estou pouco posicionado em várias empresas e estou deixando de incluir pelo menos mais 4 para não ultrapassar os 20% do setor.
Pela minha análise, a única forma de resolver essa equação seria apenas com decisão, por exemplo, decidindo desequilibrar em algum nível minha porcentagem nos setores e assumir os riscos. Ou seja, estaria bem diversificado em empresas boas (de acordo com meus critérios) , mas mal diversificado nos setores.
Resumindo: Meu critério de diversificação atual segue a ordem 1 –setores 2 –empresas e passaria a seguir a ordem 1 – empresas 2 – setores.
Isto posto, pergunto:
Existe alguma coisa que posso não estar enxergando nesse raciocínio ?
Estou equivocado?
Demais, estou inseguro quanto ao meu raciocínio (tenho só 2 anos de bolsa) e estou inseguro quanto a minha posição atual também, por isso estou colocando essas dúvidas....