Ásia
O mercado oriental fechou a jornada desta quarta-feira (18) com resultado positivo, devido as expectativas otimistas em torno da reunião do FOMC e aos números muito acima do esperado na balança comercial do Japão. Com isso, tanto o índice NIKKEI quanto o SSECOMP superaram a máxima histórica, pelo segundo dia consecutivo.
Europa
No continente europeu, as bolsas seguem com resultados mistos no mercado de ações, variando entre o resultado ruim da balança comercial da União Européia e o otimismo à espera da reunião do FOMC.
EUA
Em Wall Street, , o mau-humor de investidores foi justificado pelo resultado muito abaixo do esperado no setor habitacional do, a queda no preço do petróleo, a contínua valorização do dólar e as expectativas de alta na taxa de juros na reunião do FOMC desta quarta-feira.
Brasil
Por aqui, depois de um dia de pouca movimentação e leve alta, o Ibovespa disparou, reagindo a rumores de possíveis mudanças na postura do governo em relação a política fiscal e ao combate a corrupção.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (18), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre dezembro de 2015 e março de 2016. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40, e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em abril de 2015. Serão oferecidos até 7,4 mil contratos com opções para junho e outubro de 2016.
O dólar comercial operou com ganhos durante toda a sessão desta terça-feira (17), em dia de poucas movimentações. Porém, ao fim do dia, a moeda norte-americana recuou e fechou perto da estabilidade, reflexo da disparada do Ibovespa devido a rumores sobre mudanças no cenário político. A moeda chegou ao fim desta terça-feira (17) a R$ 3,244.
Índices do dia
Balança Comercial – Japão – Divulgado
Balança Comercial –Itália – Divulgado
Balança Comercial –União Européia – Divulgado
Taxa de Desemprego – Grã Bretanha – Divulgado
Estoque de Petróleo – EUA – 11h30
Decisão do FOMC – EUA – 15h00
Coletiva de Janet Yellen – EUA – 15h30
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo