Ásia
As bolsas na Ásia encerraram esta quinta-feira (19) em alta, puxadas pelos ganhos no mercado norte-americano após a decisão do FOMC de manter a política monetária inalterada e não alterar as taxas de juros dos Estados Unidos. No Japão, no entanto, a forte valorização do iene tirou o fôlego do mercado, que fechou com perdas.
Europa
Na Europa, o cenário também é de ganhos no dia. Sem indicadores econômicos na região, os investidores reagem bem a decisão do Federal Reserve, enquanto continuam analisando o desenvolvimento dos acordos entre os líderes da Grécia e da União Européia.
EUA
Nos Estados Unidos, o mercado operou instável durante toda a quarta-feira, à espera da decisão do FOMC. Porém, ao fim da tarde, as bolsas decolaram, refletindo a análise positiva de acionistas com o discurso menos rígido do Fed.
Brasil
No Brasil, o Ibovespa também disparou após a decisão do Fed. Além disso, o Congresso aprovou o Orçamento para 2015. Com isso, abre espaço para aprovação das medidas fiscais enviadas pelo governo para as casas.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (19), mais duas sessões de leilão de swap cambial. O primeiro deles, marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 2 mil contratos, com opções de vencimento entre dezembro de 2015 e março de 2016. Já a segunda ação será das 11h30 às 11h40, e tem como objetivo rolar os contratos com vencimento em abril de 2015. Serão oferecidos até 7,4 mil contratos com opções para junho e outubro de 2016.
O dólar comercial seguiu na contramão do mercado brasileiro, desvalorizando após o anúncio do FOMC e do Congresso. A moeda norte-americana fechou a sessão desta quarta em queda de 0,95% a R$ 3,213
Índices do dia
IGP-M – Brasil – 09h00
Pedidos de auxílio-desemprego – EUA – 09h30
Índice do Fed da Filadélfia – EUA – 11h00
Indicadores Antecedentes – EUA – 11h00
Estoque de gás natural – EUA - 11h30
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo