Olá a todos,
Almejando iniciar no mercado, depois de alguns meses pesquisando e lendo sobre investimentos em renda fixa e variável acabei colecionando um pouco de aprendizado. Com base em pessoas que acredito serem referências no assunto (Gustavo Cerbasi e o Bastter por exemplo) li apenas algumas literaturas e tracei um “Plano de vôo” que ainda não decolou por dois fatores:
1 - Aguardo os rendimentos desse mês para concretizar meu fundo de emergência em poupança e não depender do dinheiro que reservei para iniciar meus investimentos;
2 - Por mais que tenha decidido ser um investidor sócio na parcela de renda variável de minha carteira, não sei por onde de fato começar, que empresa investir e porque investir.
O segundo fator e o que acho ser o mais problemático acredito também ser o impeditivo que barra várias pessoas de iniciarem os investimentos em renda variável.
Vi nos cursos da “toro radar" uma clareza maior nas explicações e na ajuda deles na gestão de riscos para investimentos de curto prazo, eles mencionam que além de ensinar a teoria auxiliam as pessoas a obterem os resultados. Sei muito bem que esses resultados não tem garantia de serem positivos, mas como não sei como começar acredito que seguir uma “manada” e errar para aprender seja melhor do que tentar sozinho e as vezes nem saber se tentei ir pelo lugar certo.
Estou aguardando ansioso o curso de análise fundamentalista da Toro e em paralelo acompanho o site do Bastter, os videos no youtube da Bastter e da equipe trader e acredito que aqui haja alguém com bagagem suficiente para responder as dúvidas abaixo sobre “Agentes Autônomos de Investimento":
1 - É de fato uma opção interessante de aprendizagem “on the job", mesmo que o valor da mensalidade as vezes possa não ser coberta com os investimentos?
2 - Creio que entre 2000 a 2010 não havia nenhum serviço como esse (da toro ou da equipe trader) e os que iniciaram a bastante tempo no mercado de ações tiveram de quebrar a cabeça aprendendo sobre o que hoje é passado em mais ou menos um final de semana de estudo. Na opinião dos experientes é uma opção satisfatória de aprendizado com alguma chance de sucesso/lucro em que será possível calejar o cérebro e fixar os conceitos de negociação para depois caminhar “sozinho” nos investimentos?
Agradeço qualquer dica, sugestão ou critica.