Hoje me ligou a gerente do banco para saber mais do meu "perfil" de investidor. Para não ter que explicar muito e ser educado mandei um "investidor de longo prazo". A partir daí segue o diálogo:
Ela: Mas Mark, vi aqui que seu capital está quase todo em LCA, que é um investimento de curto prazo...
Eu: Como assim LCA é curto prazo?
Ela: Porque tem liquidez imediata o que significa que você pode sacar a qualquer momento.
Eu: (suspiro)
Ela: Pois bem, eu queria sugerir a você um PGBL. Se você mantiver a aplicação por mais de 10 anos a alíquota de imposto de renda cai para 10% que é bem menor do que as praticadas em outros tipos de aplicação...
Eu: Olha... Se me lembro direito a alíquota para PGBL inside sobre todo o montante aplicado enquanto a de outras aplicações é só sobre os rendimentos. Então acho que não dá para para comparar as duas diretamente, não é?
Ela: É... Mas como você é um cliente supimpa vai ter um desconto na taxa de carregamento... E ainda vai ter algumas facilidades em caso de herança.
Eu: Olha, depois que eu morrer não vou estar mais preocupado com isso... Vamos fazer o seguinte: já que sou supimpa tenta me arrumar uma taxa melhor no LCA ou Isenção de taxa de administração no TD, aí você me liga, tá?
Ela: (meio sem graça) A tá então... Vou anotar aqui para ter uma ideia melhor do seu perfil. A gente se fala...