Passei o dia estudando as duas seguradoras pois gosto do case pra B&H, não sabia nada até então e continuo bem perdido. Não anotei nada e não consigo abrir o péssimo site do BBSE pra pegar o release e lembrar os números exatos, % de cada segmento do total, mas tenho uma ideia de cabeça e vou tentar comentar a partir daí. Meu objetivo é abrir discussão e aprender com comentários.
- Meu objetivo era comparar os dois e escolher um, mas gostei de ambos e vi que os focos são diferentes, que faz muito sentido ter os dois. Enquanto PSSA tem foco no seguro auto, BBSE tem no que compõe SH1 (rural, vida, agrícola) e previdência. Capitalização também, enfim... sem release não dá pra ver as %, mas lembro que auto era só uns 15%.
- Índice combinado da parte de auto do PSSA é menor que da parte de de auto do BBSE, o que mostra um bom desempenho da PSSA no seu segmento principal.
- Tive a impressão da PSSA ter uma governança bem ativa e preparada pra novos desafios a todo momento. Por ex, em 2014 teve aumento da sinistralidade e logo aumentaram 20% no preço dos seguros. Enquanto isso o BBSE conseguiu cortar custos, mas ainda ficou uns 3 pontos acima no IC no seu SH2 frente a PSSA com seu auto. Outra coisa é que aumentaram a exposição a títulos pré-fixados consideravelmente, dando a entender que esperam uma baixa de juros e assim terão um retorno financeiro melhor, mas demonstra como são ativos... e falando em resultado financeiro, BBSE nem precisa comentar (claro, levando em conta que os juros altos e o crescimento do resultado operacional com os prêmios facilitaram a vida deles).
- Índice combinado do SH1 do BBSE é muito menor, na faixa de 75% contra os 95% da PSSA (parte de auto), são seguros diferentes então não dá pra comparar, mas me dá a entender que onde o BBSE tem força, tem menos concorrência, é mais fácil fazer dinheiro. Esse IC da PSSA, mesmo bom, é próximo a 100 provavelmente pq tem muita concorrência e é difícil melhorar... me parece um fator de risco.
- BBSE tem uma vantagem competitiva de peso por usar as agências do BB, tanto pra vender previdência, seguros, capitalização e o que for. Realmente é um diferencial e entra forte na conta a favor.
--
Queria a opinião do pessoal, o que preciso me atentar pra estudar mais, se tem algum erro aí, enfim...
Obrigado.