O Tesouro Direto fez uma porção de mudanças no mês passado, a maioria delas considero um avanço. Também modificaram o formato e conteudo do extrato mensal, além da maneira de acesso. Nesta parte, considero as mudanças um retrocesso.
O sistema anterior oferecia a opção de baixar o extrato em formato Excel, além da de imprimir o extrato. O recurso de baixar não exite mais. Agora, se quero "ter" o meu extrato tenho que imprimir-lo. Estão mandando os usuários de volta para a idade do papel. O papel é burro, não sabe fazer cálculos. Com o arquivo em formato de planilha, eu pude adicionar minhas formulas e calcular, por exemplo, o preço por título ou o total das taxas devidas. Estas taxas, aliás, não aparecam mais no extrato impresso. Para saber os valores tenho que consultar os detalhes para cada linha do meu extrato, um por um, anotar os valores, e depois calcular o total.
Em soma, ao invés de facilitar, a administração da minha carteira ficou mais difícil com estas mudanças. Desconheço o motivo da eliminação da função de baixar o extrato. Já mandei meus comentários para o TD e recebi a resposta que estão "trabalhando para incluir essas informações no extrato. No entanto, ainda não temos uma data para quando essas funcionalidades estarão disponíveis para o investidor."
Se alguém neste forum também achou estas mudanças um passo para trás, sugiro que mande um comentário para o email do TD para que o assunto receba a atenção que merece.