Ásia
As bolsas na China lideraram os ganhos no oriente, apesar do resultado ruim na balança comercial do país, devido a expectativa de investidores em torno de novos estímulos à região. No Japão, o mercado se manteve estável aos 19.905 pontos, mesmo com o resultado positivo nos índices do país.
Europa
Já na Europa, a agenda fraca deixa os acionistas cautelosos, de olho na cotação do dólar e do petróleo e na situação econômica da Grécia.
EUA
Nos Estados Unidos, a sexta-feira foi de ganhos no mercado de ações, devido ao otimismo de investidores no exterior, influenciados pelo pagamento de parte das dívidas da Grécia ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelos dados positivos na inflação da China.
O destaque no cenário local ficou por conta da analise mais positiva sobre as possíveis mudanças que o dólar comercial pode trazer para a economia. Depois de uma avaliação ruim à alta do dólar iniciada em setembro de 2014, os analistas agora indicam que o encarecimento da moeda é benéfico à economia norte-americana.
Brasil
No Brasil, a última sessão também foi positiva, com os acionistas reagindo bem ao otimismo no exterior, aos ganhos do petróleo que os papéis da Petrobras e ao discurso do Ministro da Fazenda Joaquim Levy.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (13), novamente uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar aos mercados até 10.6 mil contratos, com opções de vencimento entre março e outubro de 2016. As mudanças nos contratos se iniciaram no primeiro dia de abril, conforme a publicação do BC previa.
O dólar comercial também encerrou a semana com leve alta no dia. A moeda valorizou 0,4% na sessão, fechando a R$ 3,086.
Índices do dia
PPI – Japão – Divulgado
Balança Comercial –China – Divulgado
Produção Industrial – Itália – Divulgado
Relatório Focus – Brasil – 08h30
IGP3i– Brasil – 09h00
Balança Comercial – Brasil – 15h00
Orçamento do Tesouro – EUA 15h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo