Ásia
As bolsas no oriente encerraram a jornada desta quarta-feira (15) em queda, após os dados sobre o PIB da China confirmarem as preocupações com a desaceleração da principal economia da região. Porém, em Hong Kong o cenário foi diferente, com os investidores apostando em novos estímulos à economia da região.
Europa
No continente europeu, o cenário é positivo. O bom humor dos investidores é justificado pelos dados dentro do esperado na inflação da Alemanha e França, somado ao crescimento das importações e exportações da União Européia.
EUA
O mercado norte-americano teve um dia de repique na terça-feira, após as perdas da sessão anterior. Wall Street descolou do exterior ao fim da jornada, devido aos ganhos corporativos e os índices locais positivos.
Brasil
Já o Ibovespa sofreu com a volatilidade da Petrobras, que oscilou entre a cotação do petróleo e as noticias de que o balanço da estatal seria auditado ainda este mês, além da forte queda dos papéis dos bancos.
Câmbio
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (15), novamente uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar aos mercados até 10.6 mil contratos, com opções de vencimento entre março e outubro de 2016. As mudanças nos contratos se iniciaram no primeiro dia de abril, conforme a publicação do BC previa.
O dólar comercial também fechou em queda, desvalorizando 1,86% ante ao real a R$ 3,065. Com isso, a moeda norte-americana registrou a segunda pior cotação desde março.
Índices do dia
PIB – China – Divulgado
Vendas no Varejo– China – Divulgado
Produção Industrial – China – Divulgado
CPI – Alemanha – Divulgado
CPI – França – Divulgado
Balança Comercial – União Européia – Divulgado
Anúncio do Banco Central Europeu – 08h45
IGP-10 – Brasil – Divulgado
Empire State Manufacturing – EUA – 09h00
Produção Industrial – EUA – 10h15
House Market Index – EUA – 11h30
Estoque de Petróleo – EUA – 11h30
Livro Bege – EUA – 15h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo