Essa semana tive um tempinho e fui fazer um resumo dos meus investimentos, um estudo do que fiz desde que comecei há 3 anos e meio.
Eu descobri o Bastter 3 meses depois de ter começado e já tinha trocado os pés pelas mãos algumas vezes.
Cheguei aqui achando que sabia muito por ter lido algumas coisas. Tomei na lata. Óbvio.
Perdi muitas vezes no começo, para aprender. Achava que sabia muito e errava muitas vezes, até demorava pra aceitar. Fui revendo cada erro do passado nesse estudo, cada ação que eu entrei e que depois saí no prejuízo e lembrando de tudo que eu pensei na hora de entrar e de sair. Fui vendo como ao longo dos anos eu tava melhorando um pouco meu modo de enxergar os investimentos.
Eu "saí" de 4 empresas desde que comecei. E não saí de mais pq o site me "impediu" de entrar em várias barcas furadas. Eu fui me achando cada vez mais mané, mas minha estratégia parecia melhorar sempre um pouquinho.
Lembro que uma discussão no site me impediu de entrar em OGX. Mas que eu fiquei paralisado e demorei demais pra sair de ELPL (minha maior perda) quando ela começou a cair bastante.
E na verdade eu vendi no dia que depois de ler pela enésima vez que só importa o que você tem hoje. Se tem 3000 em X ou em Y você tem 3000 (não importa se entrou com 6000 ou 10000). O ensinamento também dizia que o que importa HOJE é que seus 3000 esteja numa empresa saudável. E se eu não achava que pra mim ELPL ainda era boa pra minha carteira, pq continuar?
Ano passado fiz mais um desinvestimento. Foi bem mais indolor. A empresa piorou. Eu saí. Demorei um pouco ainda, mas já foi menos do que da 1a vez.
Aprendi muita coisa com o Mille, Senesino, Carlos Magno e até com o Depiné (rsrs).
Incrível como meu resumo me mostrava muito mais erros claros no 1o ano do que no 2o. E mais no 2o que no 3o. Espero cada vez mais estar aprumando o rumo. Pode ter erros que cometi e ainda cometo sem ver, mas faz parte do aprendizado...
Ainda erro, mas to aprendendo mais. E bem menos arrogante.
Valeu ao Bastter e a todos que contribuem aqui.