Minha última viagem para a Índia mudou minha visão de mundo, minha visão de Brasil. Acabou com minhas esperanças. Foi chocante pois é como você se ver como realmente é pelos olhos de outra pessoa e daí que você não é tão bonito, tão esperto e tão certo.
Não é como ir para a França ou Alemanha e ver como o Brasil pode ser bom um dia. É um choque de realidade.
A índia é um país maravilhoso assim como o Brasil. Tem lugares fantásticos, natureza impecável como aqui. Tem também uma corja de políticos corruptos, tem um povo sem educação e muitas outras qualidades negativas do Brasil mas em um grau maior, então isso me mostrou o quanto ainda poderemos piorar antes de começar a melhorar, se é que um dia vai melhorar.
Você está na fila e enquanto separa o dinheiro para pagar, não entra um mal educado na sua frente, entram vários, entram 10, e daí que você era o próximo e vira o décimo. No trânsito, não tem regra nenhuma, cada um faz o que quer, entra na contra mão, vira na sua frente, buzinam sem parar, todo mundo tem razão o tempo inteiro. Respeito é zero, é como se não existissem regras para nada, é como o Brasil. Jogam o lixo na rua, no meio da rua, praças, frente das casas, rios, etc. Para onde você olha tem entulho e sujeira. As únicas coisas limpas e novas são as placas de propaganda política e estátuas dos políticos ( sim la eles tem até estátuas), E daí que você lembra do Brasil e aqui nem é tão diferente assim, o problema é que já nos acostumamos com o lixo nas ruas, com as casas pixadas, ruas esburacadas, carros desregulados com fumaça preta, com as obras largadas, com entulhos e com a incapacidade dos brasileiros de fazer qualquer coisa pública decente que dure pelo menos alguns anos. Mas o pior de tudo é que o pessoal daqui ainda se acha no melhor país do mundo ou do futuro ou sei lá e que a culpa é dos EUA, da China, do FHC...
Ps: apesar disso, Índia é um lugar mágico e fenomenal. Aqui listando apenas uma experiência pertinente para a situação do Brasil.