Os incorporadores precisam ser "cães perdigueiros", neste momento, e ir atrás da caça, ou seja, dos compradores de imóveis, na avaliação do fundador da EZTec e presidente do conselho de administração da companhia, Ernesto Zarzur. "Seu" Ernesto, que completou 81 anos no fim de fevereiro, tinha deixado de visitar plantões de vendas nos fins de semana um ano atrás. Retomou a atividade, há 20 dias, para incentivar corretores na venda das unidades.
"Eu sou corretor, minha origem foi como corretor", afirma o empresário. Nos anos de euforia do mercado imobiliário, os corretores eram "tiradores de pedido", segundo o empresário. "Era a caça correndo atrás", compara.
...
O fundador da EZTec diz que sempre procurou não colocar em risco o que possui e os recursos das pessoas dos quais "toma conta". "Quero mostrar para o mercado que o meu minoritário não tem de se preocupar", afirma o presidente do conselho de administração da companhia.
Na quinta-feira, a EZTec aprovou, em assembleia, a distribuição de R$ 162,65 milhões em dividendos. O valor representa R$ 50 milhões acima dos dividendos obrigatórios de R$ 112,65 milhões referentes ao exercício de 2014. Na prática, a fatia referente aos dividendos a serem pagos será de 34,29% do lucro líquido, em vez dos 25% obrigatórios. O valor por ação será de R$ 1,11, ante R$ 0,95 no ano passado.
A EZTec vem pagando dividendos crescentes desde 2007, mas esta é a primeira vez que se compromete também com dividendos extraordinários. O "free float" da EZTec (quantidade de ações da companhia em circulação no mercado) é de 33%.
Parte da reserva de lucro da companhia - R$ 170 milhões - será destinada a bonificação em ações. Os acionistas receberão dez milhões de ações, o correspondente a 7% do total, pelo valor patrimonial de R$ 17 por papel. A bonificação vai contribuir para elevar a liquidez das ações da companhia.
"O setor imobiliário bem trabalhado dá muito bons resultados", diz o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Emilio Fugazza, acrescentando que os sócios se beneficiam desse resultado. No ano passado, a EZTec teve retorno sobre patrimônio (ROE) de 22,6%, o maior entre as incorporadoras de capital aberto.
...
Recentemente, a incorporadora voltou a ter caixa líquido, com o repasse da dívida do EZTowers para a São Carlos Empreendimentos e Participações.
Aos 81 anos, dono da EZTec ainda caça compradores | Valor Econômico