Ásia
As bolsas no oriente encerraram a sessão desta quarta-feira em alta, influenciadas pelo resultado acima do esperado no PIB do Japão. Em Hong Kong, no entanto, o mercado refletiu as incertezas em Wall Street.
Europa
No continente europeu, o cenário é misto. Se por um lado, os dados positivos do PIB japonês e o anúncio do Banco Central da Grã Bretanha animaram alguns investidores. Em contrapartida, seguem as preocupações com a negociação na Grécia e na reunião do Fed ainda nesta quarta-feira.
EUA
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam sem rumo definido na última sessão, oscilando entre as expectativas sobre o anúncio do Federal Reserve, o otimismo no exterior, a valorização do dólar e a queda do petróleo.
Brasil
Por aqui, as perdas do petróleo puxaram a forte desvalorização da Petrobras. Os papeis das siderúrgicas e do Banco do Brasil também contribuíram para o resultado negativo do dia.
Câmbio
O dólar comercial voltou a subir pela terceira sessão consecutiva nesta terça-feira, valorizando 0,6% ante ao real e fechando a R$ 3,040.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (20), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar aos mercados até 8.1 mil contratos, com opções de vencimento entre maio e novembro de 2016. As mudanças nos contratos, que antes ofertavam 10.6 mil contratos, se iniciaram na primeira sessão de maio, na segunda-feira (04).
Índices do dia
PIB – Japão – Divulgado
PPI – Alemanha – Divulgado
Pesquisa Mensal de Serviços – Brasil – 09h00
Estoque de Petróleo – EUA – 11h30
Ata do FOMC – EUA – 15h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo