Ásia
O mercado asiático encerrou a primeira sessão da semana em alta, com os investidores reagindo bem a valorização do dólar e as notícias de novos projetos para melhorar a infraestrutura da China. Em Hong Kong, no entanto, as bolsas não abriram devido a um feriado público.
Europa
No continente europeu, o dia é de poucas movimentações no mercado de ações, uma vez que a maioria das bolsas da região não abriu. Na Alemanha, o motivo foi o feriado dedicado ao Pentecostes, enquanto no Reino Unido o feriado é bancário.
EUA
O mercado norte-americano iniciou a sessão de sexta-feira em alta, mas não conseguiu segurar os ganhos após a nova valorização do dólar e a divulgação da inflação do país preocupar os acionistas.
Brasil
Por aqui, o Ibovespa recuou pela quarta sessão consecutiva e acumulou perdas superiores a 5,0% na semana, o pior desempenho do índice no ano. Os principais fatores que puxaram a bolsa foram a forte queda nos papéis da Petrobras, Vale e dos bancos, somado a noticia de que o governo fará um corte de R$ 69 bilhões no orçamento da União.
Câmbio
O dólar comercial voltou a subir na sexta-feira, valorizando 1,6% e atingindo a maior cotação do mês a R$ 3.091. Na semana, a moeda norte-americana subiu por quatro das cinco sessões e acumulou ganhos de 2,8%.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (25), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar aos mercados até 8.1 mil contratos, com opções de vencimento entre maio e novembro de 2016. As mudanças nos contratos, que antes ofertavam 10.6 mil contratos, se iniciaram na primeira sessão de maio, na segunda-feira (04).
Índices do dia
Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores – Brasil – Divulgado
IPC-S – Brasil – Divulgado
Relatório Focus – Brasil – Divulgado
Balança Comercial – Brasil – 15h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo