P/VPA é realmente útil? comentada em 29/05/2015 14:37 #PAS caquis em 28/05/15 11:03 comentada em 29/05/2015 14:37 Estou começando a dar os primeiros passos na bolsa, e com isso estou lendo bastante sobre o assunto. E me deparei com o conceito de comprar empresas baratas. E a medição mais usada que encontrei foi P/VPA. Alguns dizem que o ideal seria abaixo de 1 outros abaixo de 2. Mas não encontrei muito sentido nisso.Por exemplo a Cielo que está com P/VPA 9,07. Aparentemente está super avaliada. Mas se você projetar o crescimento percentual do patrimônio dos último 5 anos para o futuro daria um média aproximada de 99% de crescimento do patrimônio ao ano. Então como a empresa está superavaliada em 8 vezes, sem considerar dividendos aumento de cotação realmente nada, apenas considerar o valor pago, ela se pagaria em 8 anos.Para mim acredito ser um periodo justo de amortização, sendo que na de longo prazo esse P/VPA não faz a minima diferença. Estou vasculhando as empresas aqui no site salvo raras exceções as empresas com P/VPA são os micos. Com as poucas que encontrei não conseguiria ter uma carteira diversificada.Desculpem alguma viagem de mente de novato que posso ter feito, mas essa lógica de encontrar empresas "baratas" utilizando P/VPA não fez sentido para mim.