16 Diversificação ingênua X Diversificação por tamanho comentada em 03/06/2015 00:04 FIIs e Imóveis spencer em 30/05/15 11:32 comentada em 03/06/2015 00:04 Bom dia André e amigos, hoje estava com o livro do André na mala, já o havia lido 2x e fiquei olhando a capa e pensando a minha estratégia. A minha estratégia é muitos fundos cerca de 30 com percentual maior em geracionais, diversificação por tamanho, passando para mono-multi, multi-mono e mono-mono nessa sequencia decrescente. Da mesma forma que faço na carteira de ações, mas aí eu me pergunto, eu tenho um excelente relatório trimestral em ações sei o que ocorre com minhas empresas das quais sou acionista balanços bem informados. Mas pensando em FII não tenho tanta informação pelos relatórios uma 1/2 dúzia dá relatórios decentes, como tenho em todas as ações, não sei por exemplo o HGLG11 quantos imóveis o gestor deste último teve que vender para manter a renda?. Agora num mono-mono é mais fácil qualquer coisa causa um estrondo(estou pensando numa carteira grande, nada de 5 ativos- aí com certeza estaria, somente em geracionais frente a risco). "O André sempre diz tamanho aqui é documento", mas numa carteira grande acredito que a diversificação ingênua (colocando o mesmo percentual (de NSLU11 e BRCR11)por ex., pensando os pequenos é mais fácil de verificar. Se pensarmos em alguns fundos grandes no longo prazo quais performaram bem? digo preço não valor, já os monos, alguns se destacaram bastante. O que quero dizer ou que os amigos reflitam é o seguinte informação é o mais importante em tudo, chego a visualizar minha estratégia inicial errada, melhor seria a diversificação ingênua com 3,3% em tudo, mesmo porque os grandes tem seus problemas também, aí alguns podem comentar a saída da Pegeout no XTED11 causou um impacto muito maior que se o locador da decathon por ex. saísse do HGRE11, aí você pode me dizer como colocar na mesma proporção KNRI11 e EDGA11B, acho que vale a pena na condição de mais de 25 FIIs, não sabemos o futuro, mas uma diversificação ingênua tem se mostrado melhor apesar de o mercado de FII ser muito recente. Se alguém quiser comentar ficaria feliz.