Ásia
O mercado asiático encerrou a segunda sessão de junho entre ganhos e perdas. No Japão e em Hong Kong, as bolsas recuaram devido à desvalorização do dólar as correções. Já na China, o dia foi novamente de ganhos, após o SSECOMP registrar o melhor desempenho desde janeiro, acumulando ganhos de 6,5% na semana.
Europa
No continente europeu o cenário é negativo, com os investidores reagindo mal aos dados sobre os preços ao produtor (PPI), somado as preocupações com a falta de resoluções dos problemas econômicos na Grécia. Por outro lado, o setor habitacional continua apresentando melhora, enquanto o mercado de trabalho da Alemanha ficou dentro do esperado.
EUA
Em Wall Street, a segunda-feira foi marcada pelo desempenho positivo dos índices do país que, somado ao otimismo no exterior, puxaram os ganhos do dia.
Brasil
Por aqui, o Ibovespa também fechou no azul, motivado pelo desempenho dos papeis das Siderúrgicas e Elétricas. Além disso, a desvalorização do dólar na sessão também ajudou a ofuscar o resultado ruim dos índices nacionais.
Câmbio
O dólar comercial fechou a última sessão em queda, depois de valorizar 3,2% na semana anterior. Sendo assim, a divisa recuou 0,4% a R$ 3,175.
O Banco Central agendou para esta terça-feira (02), uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar às instituições financeiras participantes do módulo Oferta Pública (Ofpub) até 7 mil contratos, com opções de vencimento entre maio e novembro de 2016. As mudanças do BC ocorreram na primeira sessão de junho, depois de permanecer durante maio inteira ofertando 8,1 mil contratos por sessão.
Índices do dia
Taxa de Desemprego – Alemanha – Divulgado
HICP – União Europeia – Divulgado
PPI – União Europeia – Divulgado
IPC-S Capitais – Brasil – Divulgado
Produção Industrial – Brasil – 09h00
Pedidos às Fábricas – EUA – 11h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo