14 Análise de fundos e comparação de pares (indicadores) comentada em 12/06/2015 13:21 FIIs e Imóveis Tejeda em 09/06/15 14:27 comentada em 12/06/2015 13:21 Olá pessoal,É o seguinte, estou estudando os Fundos de Investimento Imobiliário e venho entendendo que para qualificá-los existem características qualitativas e quantitativas. Assim como no mercado de ações é um investimento de longo prazo e a partir disso meu objetivo é sobreviver. Como sou iniciante nesta área ainda tenho certa insegurança para qualificar os fundos que realmente têm valor. Embora no mercado de ações também não seja uma tarefa fácil qualificar e entender as boas empresas, o site fornece os quadros de ações que pode-se a partir dos números moldar os critérios de escolha. O meu foco aqui neste tópico não é a “operação” dos fundos em si mas a escolha inicial dos mesmos. Ainda tenho dúvidas em relação aos critérios qualitativos e quais deles vocês gostam de utilizar. Por exemplo, a localização dos imóveis. Ao analisá-la vocês vêem a vacância da região? ou se tal imóvel está em uma área mais nobre? ainda na localização vocês gostam de calcular o valor cobrado pelo fundo por ABL? Ligado as características do imóvel físico é importante levar em consideração a qualificação do edifício (se laje corporativa), ou seja, se é A, AA, AAA, certificado Leed e por ai vai? Mudando de foco vamos aos indicadores quantitativos. Venho lendo os relatórios, fazendo algumas anotações, “criando” certos indicadores que não sei se fazem sentido e queria saber se vocês utilizam algo do tipo. Compreendo que para qualificar algum Fundo seria necessário fazer uma comparação de pares. Montei uma planilha onde coloquei um indicador de receitas/despesas de cada Fundo para melhor visualizar o quanto “sobra” da receita para ser distribuído. Fiz também receitas/quantidade de cotas e despesas/quantidade de cotas. Diante disso, queria saber a opinião de vocês sobre os indicadores que utilizam nesta comparação de pares mesmo sabendo que não será um indicador isolado que determinará se um fundo tem valor. Forte abraço a todos.