Ásia
As bolsas no oriente encerraram a jornada desta quinta-feira (11) em alta, influenciadas pelo desempenho positivo de Wall Street, somado aos índices sobre a produção industrial e vendas no varejo da China, ambos com resultados dentro do esperado. Além disso, o banco central da Coréia do Sul anunciou um novo corte nas taxas de juros do país.
Europa
Na Europa, o cenário também é de ganhos, com os investidores refletindo o otimismo nos Estados Unidos e as expectativas de resoluções nas difíceis negociações entre a Grécia e seus credores na União Europeia.
EUA
O mercado norte-americano registrou ganhos superiores a 1,0% na quarta-feira, depois de permanecer praticamente estável na sessão anterior. O otimismo dos acionistas pode ser justiçado pelas apostas em números positivos no setor de varejo do país, além das expectativas em torno do fechamento de um acordo na Grécia ainda nesta semana.
Brasil
No cenário nacional, o Ibovespa disparou mais de 2,0% na última sessão, puxado pela forte alta das ações da Vale e pelo anúncio da presidente brasileira, Dilma Rousseff, sobre novos pacote de concessões.
Câmbio
O dólar comercial operou instável durante toda a sessão. A moeda norte-americana chegou a recuar 1,2% durante a sessão, mas recuperou o fôlego e fechou o dia com valorização de 0,6% ante ao real, a R$ 3,118. Esta é a segunda sessão de alta da divisa desde o início de junho.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (11), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar às instituições financeiras participantes do módulo Oferta Pública (Ofpub) até 6.3 mil contratos, com opções de vencimento entre maio e novembro de 2016. Esta é a segunda diminuição de contratados registrada em junho, que começo o mês ofertando 8 mil contratos, e chegou a oferecer 7 mil contratos por leilão durante 10 dias.
Índices do dia
Produção Industrial – China – Divulgado
Vendas no Varejo – China – Divulgado
CPI – França – Divulgado
IGP-M – Brasil – Divulgado
Vendas no Varejo – EUA – 09h30
Pedidos de auxílio-desemprego – EUA – 09h30
Preços de importados e exportados – EUA – 09h30
Confiança do Consumidor – EUA – 11h00
Estoques de Negócios – EUA – 11h00
Estoques de gás natural – EUA – 11h30
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo