Ásia
O mercado oriental encerrou a jornada desta quarta-feira (17) em alta, refletindo o otimismo em relação as reuniões do Federal Reserve, nos Estados Unidos, e do Banco Central Europeu, em Frankfurt.
No Japão, entretanto, o dia foi de perdas, com os investidores preocupados com os dados sobre a balança comercial do país, que apresentou números piores que o esperado em maio.
Europa
Na Europa, os investidores ainda digerem os dados mistos nos índices da região. Além disso, seguem as expectativas em torno do reunião do BCE em Frankfurt, onde será discutido uma possível ajuda emergencial à Grécia.
EUA
Em Wall Street, a última sessão foi de leves ganhos, com o mercado local “descolando” do exterior, devido as expectativas otimistas sobre a decisão do Fed. Os acionistas apostam na manutenção das políticas, ao menos por enquanto.
Brasil
Por aqui, o dia também foi de correções, depois do Ibovespa recuar por três sessões. O destaque da sessão ficou por conta das vendas no varejo do país, que apresentaram redução de 0,4% em abril.
Câmbio
O dólar comercial encerrou a jornada desta terça-feira com importante desvalorização, em dia marcado pelo otimismo nos mercados de ações por todo o mundo, apesar da situação da Grécia. A divisa americana cedeu 1,18% e encerrou transacionada a R$ 3,0930.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (17), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar às instituições financeiras participantes do módulo Oferta Pública (Ofpub) até 6.3 mil contratos, com opções de vencimento entre maio e novembro de 2016. Esta é a segunda redução de contratados registrada em junho, que começo o mês ofertando 8 mil contratos, e chegou a oferecer 7 mil contratos por leilão durante 10 dias.
Índices do dia
Balança Comercial – Japão – Divulgado
Balança Comercial – Itália – Divulgado
HICP – União Europeia – Divulgado
IPC-S Capitais – Brasil – Divulgado
Sondagem de Investimentos – Brasil – 09h00
Sondagem de Investimentos – Brasil – 09h00
Estoque de Petróleo – EUA – 11h30
Decisão do FOMC – EUA – 15h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo