Ásia
O mercado oriental registrou ganhos no mercado de ações, refletindo o desempenho positivo em Wall Street e na Europa, com os indicadores econômicos nos Estados Unidos ofuscando as preocupações na Grécia.
Na China, entretanto, o índice SSECOMP despencou mais de 6,0%, reagindo a notícia de que a reunião do “Eurogroup” também falhou na tentativa de entrar em um acordo com a Grécia.
Europa
No continente europeu, o cenário é positivo e acompanha a tendência internacional, apesar da situação alarmante na Grécia. O único indicador em destaque na região é sobre o Índice de Preços ao Produtor (PPI) da Alemanha, que não registrou variação em maio.
EUA
Nos Estados Unidos, a última sessão foi marcada pelos ganhos próximos de 1,0% nas bolsas do país, apesar dos problemas na Grécia. O bom humor dos investidores foi justificado pelo cenário nacional, que apontou melhora no mercado de trabalho e no índice do Fed de Filadélfia.
Brasil
Por aqui, os ganhos nos papéis das maiores empresas brasileiras, somado a decisão do FOMC e o veto da presidente Dilma Rousseff às mudanças no fator previdenciário, propostas pela MP 664, agradaram os acionistas.
Câmbio
O dólar comercial voltou a recuar, pelo terceiro dia consecutivo, e fechou a quinta-feira com desvalorização de 0,2% ante ao real. Com isso, a divisa norte-americana acumulou perdas de 2,1% na semana, e registrou a pior cotação do mês, a R$ 3,057.
O Banco Central agendou para esta sexta-feira (19), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar às instituições financeiras participantes do módulo Oferta Pública (Ofpub) até 5.2 mil contratos, com opções de vencimento entre maio e novembro de 2016. Esta é a terceira redução de contratados registrada em junho, que começou o mês ofertando 8 mil contratos.
Índices do dia
PPI – Alemanha – Divulgado
IPCA -15 – Brasil – 09h00
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCAE) – Brasil – 09h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo