Oi pessoal.
Já vimos diversos argumentos mostrando que o Ibovespa não serve para nada. Essa semana me deparei com mais uma comprovação e quero compartilhar aqui.
[O exemplo foi retirado de uma palestra da qual participei dada por um site conhecidamente "de manada". Entretanto, o mais legal é que era uma palestra sobre Buy&Hold, usando uma linha de raciocínio muito semelhante à do Bastter.]
Vamos fazer uma seleção de empresas que atendam a alguns critérios mínimos.
- Vamos começar com as 300 maiores empresas da Bolsa;
- Retiramos as empresas com pouca liquidez;
- Retiramos empresas com prejuízos constantes;
- Retiramos empresas com dívida constantemente alta;
- Retiramos empresas com pouca transparência ou com problemas de governança;
- Retiramos empresas estatais (já que muita gente tem "alergia" a estatais);
Do que sobra, vamos escolher dez: BRF, Ambev, Ultrapar, Embraer, Renner, Cemig, CCR, Souza Cruz, Americanas e Sabesp
[Essa escolha não representa a minha opinião nem é nenhuma recomendação ou indicação. Foi uma seleção feita pelos palestrantes]
Claro que uma pessoa pode não gostar de uma ou outra empresa. Nenhuma empresa é unanimidade. Mas acredito que, de maneira geral, a carteira tem boa qualidade.
Vamos ver a performance de alguns investimento e dessa carteira de 2010 até agora (01 jan 2010 - 31 mai 2015):
- Ibovespa: - 24,29% (em azul)
- Poupança: + 42,07% (em verde)
- CDI: + 66,62% (em preto)
- Carteira: + 162,30% (em laranja)
Isso mesmo: enquanto o Ibovespa perdeu quase 25%, uma carteira razoavelmente escolhida mais que dobrou.
E por que isso ocorre? O Ibovespa não faz qualquer crítica à qualidade das ações que fazem parte do índice. Os critérios para inclusão são baseados no volume de negócios e no tamanho da empresa. Mas tem muita "tranqueira" ali.
As cotações seguem os lucros. Se você se mantiver focado nas empresas com lucros consistentes, as cotações irão subir naturalmente. Não precisa complicar!
[Sei que fica mais fácil explicar depois que aconteceu. E não há nenhuma garantia de que essas empresas continuarão boas no futuro.Mas uma coisa é certa: é muito mais fácil ficar rico com empresas boas do que com empresas ruins]