Ásia
O mercado oriental encerrou a última sessão da semana com fortes perdas, influenciado pelo desempenho ruim de Wall Street e pelas preocupações em torno das negociações na Grécia, que receberam o prazo final de 48 horas para fechar um acordo.
Na China, o índice SSECOMP despencou mais de 7%, com os investidores “sentindo” a desaceleração da segunda maior economia mundial. Já no Japão, as perdas foram atenuadas devido ao resultado melhor que o esperado no mercado de trabalho, no setor habitacional e na inflação do país.
Europa
No continente europeu, o cenário também é negativo. Por lá, os investidores seguem preocupados com a situação cada vez mais intensa na Grécia. Ontem, a primeira ministra alemã, Ângela Merkel, afirmou que os líderes da União Europeia planejam definir a posição da Grécia dentro do grupo ainda neste final de semana.
EUA
Em Wall Street, as bolsas também fecharam no vermelho, nesta quinta-feira. O mercado norte-americano sofreu com as preocupações em torno da Grécia, que voltou a ter sua proposta de reformas negada. Por outro lado, os dados sobre o mercado de trabalho, a renda e os gastos do consumidor norte-americano surpreenderam positivamente.
Brasil
Por aqui, o resultado negativo foi influenciado, principalmente após a notícia de que o ex-presidente Lula fez um pedido de habeas corpus preventivo. O pedido veio depois de semanas de investigação ao Instituto Lula, no caso da Lava-Jato. Com isso, as empresas ligadas ao governo, como é o caso da Petrobras (3,63%), despencaram.
Câmbio
O dólar comercial, por sua vez, voltou a subir pela terceira sessão consecutiva. A moeda norte-americana registrou valorização de 0,85% a R$ 3,125 Na semana, a divisa já acumulou ganhos de 1,4%.
O Banco Central agendou para esta sexta-feira (26), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar às instituições financeiras participantes do módulo Oferta Pública (Ofpub) até 5.2 mil contratos, com opções de vencimento entre julho e novembro de 2016. Esta é a terceira redução de contratados registrada em junho, que começou o mês ofertando 8 mil contratos.
Índices do dia
CPI – Japão – Divulgado
Taxa de Desemprego – Japão – Divulgado
Confiança do Consumidor – Itália – Divulgado
Sondagem da Construção – Brasil – Divulgado
INCC-M – Brasil – Divulgado
Sondagem do Consumidor – Brasil – Divulgado
Confiança do Consumidor – EUA – 11h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo