Caros colegas,
Descobri que meu pai possui uma previdência privada conservadora (renda fixa) de um dos grandes bancos. Já tem 6 anos que ele está pagando mensalmente e falta mais 7 para ele completar 65 anos.
Só pra contextualizar, esse não é o único investimento que meu pai possui, ele têm um imóvel alugado e um terreno parado, além da casa própria (ele é do pensamento antigo que imóvel é investimento seguro e que sempre valoriza).
Sei que não é recomendado ficar girando investimento, mas vou descrever minhas preocupações em relação à previdência que ele contratou.
- Taxa de administração de 1,5% e carregamento de 1,5%. Não é das mais altas mas também não é baixa.
- Tributação progressiva. Se ele escolher receber a renda vai ficar na faixa de isenção ou na primeira faixa (pelo menos foi o que eu entendi). O problema é se ele decidir resgatar o total pois vai pagar 27,5% em cima do rendimento.
- Pelo que li no contrato, caso ele escolha receber renda vitalícia, e venha a falecer um mês depois, o dependente (no caso minha mãe), não recebe nada a partir daí!
- Caso ele escolha receber renda por tempo determinado (no máximo 20 anos) e venha a falecer minha mãe continuaria a receber até completar os 20 anos (o que também me preocupa porque minha mãe é 10 anos mais nova e com 75 anos já pararia de receber).
Por tudo isso, estou considerando resgatar o total e aplicá-lo no tesouro, pois ele teria mais controle sobre o que fazer com o dinheiro ao aposentar. E em relação ao imposto, penso eu que agora ele pagaria os 27,5% mas além de render um pouco mais no tesouro quando ele resgatasse iria pagar 15% sobre o que rendesse nos 7 anos que faltam pra ele "aposentar", pelas simulações que eu fiz o montante acumulado ficaria parecido.
Agora gostaria da opinião dos colegas.