Ásia
As bolsas na Ásia encerraram a penúltima sessão de junho com fortes perdas no mercado de ações. O mau humor dos investidores é reflexo do resultado ruim do setor industrial japonês somado as preocupações com a possível saída da Grécia da União Europeia.
Europa
Na Europa, o cenário também é de forte queda. O mercado foca suas atenções nas negociações na Grécia, que, segundo Angela Merkel, devem se encerrar hoje. Com isso, as bolsas seguem despencando, avaliando as conseqüências da saída do país endividado para as economias da zona do euro.
EUA
O mercado norte-americano encerrou a última semana também no vermelho. Por lá, o mercado local foi pouco agitado, portanto, os acionistas mantiveram-se de olho na agitação da Grécia.
Brasil
Por aqui, o Ibovespa descolou das tendências de preocupações no exterior e fechou a sexta-feira em alta, com correções e o cenário corporativo em destaque.
Câmbio
O dólar comercial permaneceu estável na sexta-feira. Mesmo assim, a moeda norte-americana acumulou ganhos de 1,4% na semana, e registrou uma das cotações mais alta para o mês a R$ 3,128. O destaque do cenário cambial ficou por conta da decisão do BC de reduzir, pela terceira vez no mês, o número de contratos de swap cambial para 5,2 mil.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (29), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar às instituições financeiras participantes do módulo Oferta Pública (Ofpub) até 5.2 mil contratos, com opções de vencimento entre julho e novembro de 2016.
Índices do dia
Confiança do Consumidor – União Europeia – Divulgado
Sondagem do Comércio – Brasil – Divulgado
IGP-M – Brasil – Divulgado
Relatório Focus – Brasil – 08h30
CPI – Alemanha – 09h00
Vendas de Casas Pendentes – EUA – 11h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo