Ásia
As bolsas na Ásia encerraram esta quarta-feira com resultados mistos no mercado de ações. Na China, o resultado do PIB, assim como das vendas no varejo e da produção industrial do país registraram números ligeiramente superiores ao esperado. Mesmo assim, o mercado da região recuou, uma vez que estes dados podem sinalizar menor atuação do governo para estimular à segunda a maior economia mundial nos próximos meses.
Já no Japão, o cenário é positivo pelo terceiro dia consecutivo, com os investidores reagindo bem a desvalorização do iene e a decisão do Banco Central do país de não alterar a política monetária.
Europa
Na Europa o dia também é de ganhos, influenciado pelo bom desempenho do cenário corporativo. Os investidores da região aguardam a votação do parlamento grego sobre as medidas para a reforma do país. Caso o parlamento decida não aceitar estas condições, a situação política deve se intensificar novamente no país.
EUA
Nos Estados Unidos, o acordo entre o Irã e as potências globais para a redução drástica de atividade nuclear no país animou os acionistas e ajudou a ofuscar a queda dos preços dos importados e exportados e a queda de vendas no varejo.
Brasil
Por aqui, as preocupações com a economia chinesa e com a entrada do petróleo iraniano no mercado, que deve reduzir ainda mais o preço do produto, puxaram as perdas das principais ações do Ibovespa. Para pioras, as vendas no varejo nacional recuaram 0,9% em maio.
Câmbio
O dólar comercial quebrou a sequência de três dias de perdas e permaneceu estável nesta terça-feira. A moeda acompanhou a volatilidade das bolsas brasileiras e norte-americana, mas permaneceu a R$ 3,141.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (15), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar às instituições financeiras participantes do módulo Oferta Pública (Ofpub) até 6 mil contratos, com opções de vencimento entre julho e novembro de 2016.
No mês anterior, após três reduções nos contratos, o BC chegou a oferecer 5.2 mil contratos por sessão. Na primeira sessão de julho, os contratos subiram para 7 mil, porém foram novamente reduzidos já no dia 03.
Índices do dia
PIB – China – Divulgado
Vendas no Varejo – China – Divulgado
Produção Industrial – China – Divulgado
Taxa de Desemprego – Grã Bretanha – Divulgado
IACE e ICCE – Brasil – 09h00
PPI e PPI Core – EUA – 09h30
Empire State Manufacturing – EUA – 09h30
Produção Industrial – EUA – 10h15
Estoques de petróleo – EUA – 11h30
Livro Bege – EUA – 15h00
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo