Ásia
O mercado oriental registrou ganhos ao fim da sessão desta quinta-feira (16). Sem referências regionais, os investidores reagiram bem a noticia de que o parlamento da Grécia aceitou as medidas impostas por seus credores para renegociar a dívida e dar mais créditos ao país.
Na China, no entanto, o cenário foi instável, com o principal índice do país chegando a recuar 2%. Os temores com uma possível postura menos atuante do governo chinês após o PIB do país no segundo trimestre apresentar crescimento acima do esperado puxou as perdas nos papéis do setor bancário.
Europa
No continente europeu, o mercado também refletiu o noticiário otimista na Grécia, agora à espera do discurso do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, que deve anunciar o novo plano de resgate ao país endividado.
Somado a isso, a balança comercial italiana superou as expectativas, enquanto o índice de preços das casas na União Europeia manteve-se estável. Ainda por lá, a balança comercial apresentou queda do superávit e das exportações, enquanto as importações não apresentaram variação considerável.
EUA
Já o mercado norte-americano fechou esta quarta-feira em queda. Depois de um bom início de sessão, puxado pelo resultado positivo nos índices locais, as bolsas viraram após o discurso da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, afirmando que o Fed planeja aumentar a taxa de juros ainda este ano. O Livro Bege do país também indicou otimismo em relação a maior economia mundial e prevê menor impacto numa possível alta nos juro.
Brasil
Por aqui, o dia foi de poucas referências no cenário nacional. Com isso, o Ibovespa refletiu o desempenho de Wall Street e as preocupações com a situação na Grécia, à espera da decisão do parlamento sobre o plano de reformas imposto por seus credores na UE.
Câmbio
O dólar comercial também operou instável na última sessão. Depois de avançar mais de 0,8% no início do dia, devido ao discurso de Janet Yellen, a moeda norte-americana virou e encerrou a quarta-feira com leve desvalorização de 0,1%.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (15), mais uma sessão de leilão de swap cambial. Marcada para as 11h30, com duração de 10 minutos, a operação vai ofertar às instituições financeiras participantes do módulo Oferta Pública (Ofpub) até 6 mil contratos, com opções de vencimento entre julho e novembro de 2016.
No mês anterior, após três reduções nos contratos, o BC chegou a oferecer 5.2 mil contratos por sessão. Na primeira sessão de julho, os contratos subiram para 7 mil, porém foram novamente reduzidos já no dia 03.
Índices do dia
Balança Comercial – Itália – Divulgado
Balança Comercial – União Europeia – Divulgado
HICP – União Europeia – Divulgado
IGP-10 – Brasil – Divulgado
IPC-S – Brasil – Divulgado
Pesquisa Mensal de Serviços – Brasil – 09h00
Pedidos de auxílio-desemprego – EUA – 09h30
Índice do Fed de Filadélfia - EUA – 11h00
Housing Market Index- EUA – 11h00
Estoques de gás natural - EUA – 11h30
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo