Ásia
As bolsas da Ásia fecharam o primeiro dia da semana com rumos distintos. Os fracos resultados globais e a queda nos preços das commodities contribuíram para o resultado do dia, com o ouro atingindo o menor valor em cinco anos. Além disso, o mercado japonês ficou fechado devido a um feriado local.
Europa
A semana começou com otimismo na Europa, com a segunda-feira marcando a reabertura dos bancos na Grécia e com os próximos passos do plano de resgate do país, que deve gerar novas medidas de austeridade. Com isso, o país deve ser o foco das atenções nesta jornada.
EUA
Após acumular alta na última semana, apesar do resultado neutro na sexta-feira, o dia é fraco na agenda econômica. Mais uma vez, a Grécia deve ser foco das atenções dos investidores americanos, que esperam os novos passos do plano após a aprovação do plano de resgate grego.
Brasil
Além da Grécia, o cenário interno deve ser o grande destaque do dia por aqui. Os números da prévia do IGP-M e a guerra política deflagrada por Eduardo Cunha na sexta-feira devem fazer com que os mercados fiquem apreensivos, uma vez que a aprovação do ajuste econômico e o processo de Impeachment dependem das manobras do presidente da Câmara.
Câmbio
Com a jornada agitada na sexta-feira, o dólar comercial fechou a última semana acumulando alta de 0,9%, o que ajuda a aumentar a pressa sobre a moeda americana para os primeiros dias desta semana.
O Banco Central, por sua vez, não apresentou mudanças no número de contratos de swap cambial nas últimas duas semanas. Depois de reduzir por três vezes os contratos em junho, o BC aumentou o número de contratos para 7,1 mil na primeira sessão de julho. Depois disso, recuou para 6 mil e continuam assim desde então.
Indicadores do Dia
IGP-M 2º decêndio
Relatório Focus
Balança Comercial
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo