Ásia
O dia foi de resultados mistos nos mercados de ações asiáticos, com a desvalorização sendo sentida na parte da tarde da jornada. O destaque positivo ficou para a bolsa de Tóquio, que encerrou com importante alta em dia de resultado positivo para as blue-chips negociadas na Nikkei.
Europa
No continente europeu, o dia é de ganhos nos principais mercados acionários. Parte do resultado é motivada por desempenho positivo no balanço de importantes empresas da região, como é o caso da Diageo e da Shell. Além disso, os investidores estão cautelosos devido à volatilidade do mercado chinês.
EUA
Depois de subir 0,7% na véspera, em dia marcado pela decisão do Copom, o dia ainda é de indefinição nos índices futuros de Wall Street. A divulgação de balanços de empresas movimenta a parte da manhã, que tem também como destaque os dados dos pedidos de auxílio-desemprego.
Brasil
O dia deve ser de interpretação no mercado local de ações. A alta da taxa Selic de ontem, que agora está em 14,25% deve ser mesmo a última do ano, o que deve contribuir para conter a alta dos preços, mas diminuir ainda mais o crescimento do país em 2015. O cenário político merece grande destaque, com a temperatura voltando a esquentar nos próximos dias.
Câmbio
A forte queda na jornada de quarta-feira do dólar comercial serviu como uma espécie de ajustes na disparada que a moeda deu nos últimos dias. No entanto, o cenário ainda é bastante incerto, principalmente com a iminência do corte do rating brasileiro e o aumento dos juros nos EUA.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (30), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 6 mil contratos de rolagem dos contratos de agosto de 2015, com opções de vencimento entre julho e novembro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo