Pessoal, o que é mais importante, a diversificação em empresas diferentes ou a diversificação em setores?
No caso em questão, escolhi muitas empresas do setor financeiro e do setor de consumo. Logo, se eu dividir igualmente os percentuais entre as empresas, esses 2 setores serão mais de 50% da minha carteira, mas cada empresa participará com aproximadamente 7% na carteira.
Por outro lado, se eu for balancear os setores, eu teria que diminuir a participação dessas empresas na minha carteira e elevar o % de algumas ações em excesso. Nesse caso, as ações do setor financeiro e de consumo baixariam sua participação para 2,5% da carteira, mas algumas outras ações teriam que ser elevadas para 15% para deixar os setores equilibrados. Nesse caso, acho a exposição de 15% em uma só empresa exagerada.
Bom, dado isso, com o que devo me preocupar mais. Com o risco de estar concentrado demais em alguns setores, ou com o risco de estar concentrado demais em algumas empresas?
Ou nesse caso, tenho que buscar mais empresas boas para compor os demais setores?
Grato